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SEO Para Lojas Online

David

New member
Não importa o tamanho da sua loja virtual, se você vende produtos só para um estado ou se vende para o Brasil todo. Uma coisa é certa, ela precisa de SEO e as estratégias listadas abaixo servem para qualquer tipo de e-commerce, grande, médio ou pequeno.

Desde que o varejo é varejo, um dos fatores de sucesso mais importantes, se não o mais, é a visibilidade.

Lojas em ruas mais movimentadas geralmente vendem mais, espaços nos corredores mais movimentados dos shopping centers são mais caros e quanto mais chamativos a fachada maiores como chances de atrair a atenção dos consumidores.

Por que vocês acham que o McDonald's criou aquele M amarelo gigante? Por que é tão caro anunciar na Times Square em Nova York e em Picadily Circus em Londres?

Se você disse VISIBILIDADE, acertou.

Entretanto, além de caríssima, esse tipo de "visibilidade" (leiam publicidade) é pouco efetiva nos dias de hoje, principalmente para um e-commerce, pelo simples fato de que é uma estratégia de massa pouco direcionada.

Disclaimer: "Não estou aqui para discutir o reconhecimento de marca e a importância de estratégias de branding para marcas globais com orçamentos astronômicos. O objetivo da analogia acima foi apenas contextualizar o que vem a seguir"

É aí que entra a Busca ou Busca, mais em específico o SEO, cujo conceito básico podemos definir como:

"Dar visibilidade a produtos e serviços por meio de melhoria de posicionamento nos resultados orgânicos do Google e outros buscadores"

Em outras palavras, o objetivo principal do SEO é aumentar o volume de tráfego de pesquisa orgânica certificado de Lojas Virtuais por meio da melhora de visibilidade (posicionamento) de palavras-chave relacionadas aos produtos oferecidos.

Search engine optimization é uma das principais estratégias de marketing digital dos grandes varejos há algum tempo, e deve ser a do seu. Como vocês acham que a Amazônia se tornou a quarta marca mais valiosa do mundo e o sétimo site mais visitado em todo o planeta?

1. Domine o básico
O SEO está em constante evolução e chegar ao topo dos resultados orgânicos nunca foi tão complexo. Mas uma coisa é certa, o SEO básico continua sendo o alicerce de uma campanha de sucesso.

2. Otimize o Rastreamento

Para cada site é estipulado um orçamento de rastreamento ou crawl budget . Em outras palavras, para cada visita do Googlebot à sua loja virtual é determinado um tempo de rastreamento.

Portanto, é importante garantir que a cada rastreamento o bot visite o máximo possível de páginas e que essas páginas sejam as mais relevantes. Tal técnica é conhecida como Otimização do orçamento de rastreamento.

Como otimizar o rastreamento do Googlebot?

Começando pelo básico, o Sitemap XML deve listar todas as páginas de produtos e categorias. Para lojas com muitos departamentos é recomendado a criação de um mapa do site para cada departamento. Evitem usar a diretiva diariamente e arquivos com mais de 10.000 urls.

E claro, não se esqueça de enviar o mapa do site para o Google via Google Search Console .

Bloqueie páginas irrelevantes como filtros e resultados de pesquisa interna para evitar o "Índice de Inchaço". Lembrem-se não queremos o bot perdendo nosso "orçamento" com a página irrelevantes.

Analise periodicamente os logs do servidor para determinar:

  • Como e quando o Googlebot rastreou seu site?
  • Quais são as páginas rastreadas com mais frequência?
  • Quais são as áreas mais rastreadas?
  • Frequência de rastreamento?
A sugestão acima é bem adotada e requer ferramentas como SEO Log File Analyzer ou Splunk e claro, acesso aos logs do servidor.

3. Implemente Dados Estruturados

Os dados fornecidos ajudaram os bots a compreender com mais facilidade o contexto de uma página. Por coco são três os tipos aceitos pelos principais buscadores:

  • microdados
  • RDFA
  • Micrados via JSON-LD
O detalhamento de cada tipo pode ser encontrado no site https://schema.org e nos documentos de apoio do próprio Google .

Além de auxiliar da contextualização de páginas os dados seguros são usados para resultados de pesquisa mais ricos, os famosos Rich Snippets.

Como implementar Dados Estruturados?

A implementação de dados protegidos pode ser feita de maneiras diferentes. Como por exemplo:



Direto no código



Por meio de plugins e extensões



Por JSON-LD



Através do Gerenciador de tags do Google



4. Invista em UX

Os mais recentes estudos de fatores de ranqueamento comprovam que cada vez mais a experiência do usuário (UX) e SEO estão interligados.



Fatores como tempo de carregamento, experiência em dispositivos móveis, taxa de rejeição e tempo de permanência têm influência direta no posicionamento orgânico de uma página. Portanto, invista em UX, seja com um profissional in-house ou com uma agência especializada.



O orçamento está apertado? Então, segue algumas dicas:

5. Uma imagem vale mais que 1.000 palavras

Um dos elementos mais ignorados na otimização de uma página são as imagens. É muito comum encontrarmos e-commerces sem que nenhuma imagem de produto tenha sido otimizada.



Além de contribuir para o aumento de símbolo das páginas de produtos e categorias, otimize as imagens corretamente e a acessibilidade de um site. Fator que poucos sabem que o Google valoriza. Afinal, porque o Farol avalia a acessibilidade de uma página?



A otimização das imagens de um e-commerce também contribui para o aumento de visibilidade no Google Imagens, ferramenta de busca pouco explorada em estratégias de SEO para e-commerce6. Produza Conteúdo que Atrai Links

Enquanto o SEO existir, os links continuarão exercendo influência no posicionamento de uma página. Portanto, se você deseja enfrentar seus concorrentes nos resultados orgânicos, você vai precisar de links.



Conquistar links para lojas virtuais não é tarefa fácil. Afinal, o que eu ganho em apontar um link para sua página de produto?



O segredo está em criar links com valor editorial, ou seja, o link deve complementar a pauta em questão. Portanto, não perca tempo tentando criar links para páginas de produtos ou categorias.



No webinar "Dicas práticas de SEO para aplicar em Seu E-commerce hoje Mesmo", compartilhei algumas ideias. Se você ainda não assistiu, super recomendo.



E para uma melhor compreensão sobre link building e técnicas para conquistar os primeiros links recomendo:



Como conquistar os primeiros links em um projeto de SEO

9 maneiras de fazer luinkbuilding com a SEMrush

Os erros mais comuns de linkbuilding interno

A única técnica de linkbuilding que você precisa dominar
 
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